Home
Sobre Antonio Miranda
Currículo Lattes
Grupo Renovación
Cuatro Tablas
Terra Brasilis
Em Destaque
Textos en Español
Xulio Formoso
Livro de Visitas
Colaboradores
Links Temáticos
Indique esta página
Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
VIAGENS DE ANTONIO MIRANDA PELO BRASIL
 


NOVOS TEMPOS!??!
02-02-2003

 

No século passado, no final do período da ditadura e início da Nov(elha) República, o genial Stanislau Ponte Preta dizia que vivíamos no “festival de besteira que assolou o país!” E era um tremendo besteirol mesmo, principalmente por causa da censura e do ufanismo oficialista. 
Ainda estávamos naquela de dizer que tudo no Brasil era
“o maior do mundo”...

Saímos daquele patriotismo castrense para o baixo astral, à falta de auto estima e até do pessimismo generalizado, a partir da hiperinflação dos governos do Sarney e do Collor. Tempos difíceis aqueles!
Durante a última campanha eleitoral, o Lula deu para elogiar o “desenvolvimentismo” do período militar, ele que foi um dos perseguidos pelo regime! Virou um saudosista dos tempos em que o nosso PIB  “crescia” a mais de 10% ao ano, estava na moda o nacionalismo, ainda que autoritário...

Como se sabe, Lula ganhou a eleição no segundo turno enquanto o PT perdeu em todos os estados, exceto em Mato Grosso do Sul e ainda assim com dificuldade, mas o PT achava que a vitória foi do partido... Lula é maior do que o PT, mas o que vale, agora, é o poder.
No primeiro mês de governo, o que se vê é improvisação e demagogia, apesar da boa-vontade (ou voluntarismo) e da “vontade política”...

Nos dois ministérios com os quais eu mantenho mais contatos — no MCT e no MINC — o clima é caótico, caricato.
O Amaral e o Gilberto Gil são folclóricos, discursivos, destemperados, falam muito, criam factóides e desassossegos —
Amaral chegou a defender a bomba atômicas brasileira! — e nem têm planos de ação.


Dizem que os ministérios da área econômica vão bem, só que mantêm a mesma política monetária do governo FHC...
O Palocci, da Fazenda, lembra o Malan só que com sotaque caipira e o Meireles, do Banco Central, que veio do PSDB, é uma versão menos discreta do Armínio Fraga.
Lógico que em um mês nenhum novo governo é capaz de dizer a que veio. Só que o Lula garantia que os seus primeiros atos de governo seriam de mudanças profundas... E o que se vê é continuísmo, para alegria do sistema bancário e dos investidores.
Vamos deixar que os 100 primeiros dias transcorram. Mas pelo andar da carruagem...


 

 

 
 
 
Home Poetas de A a Z Indique este site Sobre A. Miranda Contato
counter create hit
Envie mensagem a webmaster@antoniomiranda.com.br sobre este site da Web.
Copyright © 2004 Antonio Miranda
 
Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Home Contato Página de música Click aqui para pesquisar